quinta-feira, abril 14, 2011

Bullying: Um dos temas de maior evidência no país


O Mais Você desta quinta-feira, dia 07 de abril, abordou ao vivo um tema que cresce de modo assustador no país: o bullying. “Comecei a chamar a atenção para esse tema em 2005. Queria até relembrar um trecho do programa no qual o bullying apareceu pela primeira vez. Neste mês, é a terceira vez que eu vou falar sobre o assunto”, comentou Ana Maria Braga, ao anunciar o problema.

Como convidada, Ana Maria recebeu no estúdio uma menina de 13 anos que sofreu bullying na semana anterior, em um colégio estadual, na capital do Rio de Janeiro. A estudante não quis se identificar. “D.S. foi agredida violentamente na semana passada, na porta da escola, aqui no Rio de Janeiro”, anunciou a apresentadora. A mãe de D.S. acompanhou a estudante no programa.


D.S. nasceu no Paraná e, desde o ano passado, mora com a mãe, Claudenice, no Rio de Janeiro, época em que foi matriculada na Escola Municipal Herbert Moser. Claudenice contou que a menina pedia que a tirassem da escola, sem explicar o motivo. Mas como a mãe trabalha fora, não teve tempo de procurar outro lugar para a menina estudar.

Na quinta-feira, dia 31 de março, quando Claudenice chegou do trabalho foi surpreendida com a notícia que a filha tinha apanhado na escola. “Ela chegou por volta das 17h. Quando o seu padastro chegou da padaria, a encontrou deitada na cama e estranhou. Perguntou a ela o que houve e ela respondeu chorando que estava com falta de ar. Ele quis saber o motivo e ela confessou que bateram nela na escola”, relatou a mãe. No dia seguinte, Claudenice foi falar com a diretora sobre a covardia que a filha sofreu.

A mãe de D.S. comentou que a confusão começou em sala de aula. "A outra menina molhou o cabelo e torceu nas costas da minha filha. D.S. disse que ela estava procurando briga. Neste momento, ela jogou o cabelo molhado na cara da minha filha, que não procurou a diretoria, porque ficou com medo. A colega de sala disse ainda que bateria nela na saída da escola, e que bateria também na mãe dela, na irmã e que a mataria. Na saída ela realmente apanhou, diante dos outros colegas", explicou Claudenice. 

“A diretora desconsiderou o caso e eu procurei a polícia na 38ª DP para fazer um boletim de ocorrência, mas o delegado simplesmente não conversou comigo, me mandou procurar um hospital”, revelou a mãe.

Quando questionada sobre sua relação com as colegas, D.S. contou: “Elas não gostavam de mim, falavam que eu era metida, acho que era inveja ou alguma coisa assim. Eu tinha medo de contar para minha mãe porque elas poderiam me bater”.

Ana Maria contou que a Secretaria de Educação se pronunciou sobre o caso, atestando que o governo proíbe o bullying nas escolas. A mãe, porém, argumentou, dizendo que ficou sem recursos diante da situação: “Com a omissão por parte da diretoria e da polícia, eu fiquei bastante chocada. É muito constrangedor, estamos passando por uma situação muito difícil. Ela não vai mais estudar neste colégio. Nós contratamos um advogado e ele se comoveu com o caso. Ela tem medo. Eu tenho medo de mandá-la para a escola”. 

D.S. não voltou à escola desde esse dia, e a mãe vai matricular a menina em outro colégio. Claudenice contratou um advogado que ainda está estudando como agir. A mãe da vítima adiantou que o advogado deve entrar com uma ação de omissão de socorro e danos morais contra o colégio (ou a diretora) e, também, contra o delegado.

“Eu peço para que as diretoras se juntem às mães para ajudá-las. As mães não podem ter medo de se manifestar. Se nós, mães, não pedirmos socorro, quem vai socorrer nossos filhos?”, questionou Claudenice.


Bullying e homofobia

O estado de Alagoas registrou o primeiro caso de bullying homofóbico em uma escola estadual, no final do mês passado. Um garoto de 15 anos foi submetido, por três minutos, a uma sessão de nove tapas no rosto por outro aluno - na cidade de Mata Grande, no sertão alagoano. O agressor foi suspenso por oito dias. A vítima pediu para mudar de horário por causa das ameaças que passou a receber depois que assumiu a homossexualidade.

Fonte: Mais Você | Diante de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário