sexta-feira, setembro 02, 2011

Confiar e Obedecer-lhe




Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado (Mt 1.24a)


Mateus 2.13-23

E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.
Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do SENHOR apareceu num sonho a José no Egito,
Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.
Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.
E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

_______________________________________________________________






A Bíblia não tem muitas referências a José, o pai adotivo de Jesus.
Quem foi o homem que criou o salvador do mundo?
Os dois primeiros capítulos de Mateus  mostram um pouco de seu caráter e da sua fidelidade a Deus. Quando soube da gravidez de Maria, decidiu romper o compromisso com ela secretamente para que ela não fosse humilhada diante de todos - desse modo, demonstraria compaixão por Maria. Mas nem precisou fazer isso, pois um anjo apareceu em seu sonho e forneceu as explicações e orientações de que ele precisava (Mt 1.18-24). José obedeceu, tanto naquela ocasião como nas situações relatadas no texto de hoje, em que protegeu sua família levando-a ao Egito e depois para Nazaré, na Galileia, seguindo a orientação divina.
José era um homem comum, e os seus vizinhos não sabiam que ele estava cuidando do Messias e de sua educação.
Às vezes ele tinha medo e hesitava, mas recebia a orientação de Deus e obedecia sem fazer perguntas 
Este homem de princípios foi, ao que parece, um marido e pai exemplar, um modelo de fidelidade ao garoto que criou como seu próprio filho e a quem ensinou sua profissão, a carpintaria - como todo bom pai fazia naquela época.
Pensando na vida de José o que você faria em seu lugar? Teria dado atenção as mensagens angelicais em sonhos? Teria obedecido sem contestar? Ou tomaria decisões baseadas em seus próprios conceitos e verdades?
Permita que Deus guie sua vida assim como fez com José.
Ele tinha motivos para duvidar das orientações que recebeu, mas teve fé suficiente para segui-las.


Aumenta a nossa fé Senhor Jesus!






É melhor Obedecer do que Sacrificar
essa frase remete ao antigo testamento que em sinal de arrependimento o povo pedia perdão a o Senhor oferecendo-lhe sacrifícios
Deus prefere a nossa Obediência
Ele é fiel e sempre cumpre o que diz
Vamos Obedecê-lo


Por: Melk ( Moderador ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário