segunda-feira, agosto 08, 2011

Pastor holandês não crê na vida eterna e nem que Deus seja um ser sobrenatural


“Pessoalmente, não tenho talento para crer na vida depois da morte. Não, para mim, a nossa vida, nossa tarefa, está antes da morte”, disse em uma de suas mensagens.

O pastor holandês, Klaas Hendrikse, da igreja Êxodo da cidade de Gorinchem tem uma forma bastante diferente de pregar: ele diz que Deus não é um ser sobrenatural e que a vida eterna não existe.

Essa posição teológica do pastor tem gerado polêmica entre muitas igrejas cristãs, principalmente quando ele diz que não acredita que Deus existe de forma sobrenatural. “Creio que “Filho de Deus” é uma espécie de título. Não creio que ele foi um deus ou metade deus”, disse o pastor a respeito de Jesus. “Eu creia que era um homem, mas era um homem especial.”
Hendrikse descreve o relato bíblico sobre a vida de Jesus como uma história mitológica, sobre um homem que pode muito bem não ter existido, mas mesmo assim é uma fonte valiosa de sabidoria sobre como levar uma boa vida.
O pastor ateu está lançando um livro entitulado de “Crer em um Deus Não Existente” (tradução livre para o português), obra que tem provocado os cristãos mais tradicionais que chegaram a pedir para que o pastor seja retirado da igreja. Mas em uma reunião especial o ministério decidiu que seus pontos de vista estão em concordância com o de outros pastores.

Pastores ateus são comuns na Holanda

Um estudo da Universidade Livre de Amsterdam relatou que um a cada seis clérigos na Igreja Protestante holandesa são agnósticos ou ateus.
Um professor dessa universidade, Stoeffels Hijme, acredita que esse tipo de discurso pode ajudar o cristianismo a permanecer “competitivo no mercado de ideias”, ele diz que somente se reinventando é que a religião conseguirá sobreviver por muito mais tempo.
Fonte: Gospel Prime / via: Diante de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário