quinta-feira, novembro 17, 2011

Entrevista: Beno César


Beno é um dos grandes compositores da música gospel da atualidade, com canções gravadas por Aline Barros, por exemplo. A trajetória de Beno como compositor é longa. Há 14 anos, em parceria com a irmã Solange de Cesar, tornou-se um dos maiores compositores do gospel nacional, contando com quase mil músicas de autoria da dupla sendo tocadas pelo Brasil afora.



Beno, você já nasceu em um lar evangélico? Conte para nós como foi a sua individual experiência em aceitar a Jesus.
Beno César: Graças a Deus, como filho de pastor, já nasci em um lar cristão. Mas houve um momento em minha vida que aprendi que a salvação é individual e que cada um dará conta de si mesmo a Deus. Foi nesse momento que senti a necessidade de aceitar a Jesus Cristo como meu Salvador e Senhor!

Além de ser cantor, produtor, você também é um grande compositor. Como você descobriu esses dons? 
Beno César: Comecei a compor bem antes de ingressar na área profissional. Por participar de um grupo bem estruturado, apesar de não gravar, comecei compor para participar de festivais que aconteciam na cidade.

Qual foi a sensação de ter a sua música “Conquistando o Impossível” na trilha sonora do filme Flordelis,  gravado com vários atores de renome e sendo cantada por grandes cantores da música
  gospel?
Beno César: Quando eu e Solange de Cesar, minha irmã e parceira de composições fizemos essa musica para ser gravada pela cantora Jamily, cantora que havia contratado recentemente no programa Raul Gil, nós não imaginávamos que fosse acontecer com essa musica metade do que tem acontecido. Primeiro ela fez um sucesso grandioso com a Jamily. Logo depois foi usada pelo técnico do Flamengo como campanha de incentivo para o time fazendo inclusive vídeo clips com a mesma. Em seguida, foi escolhida pelo produtor do filme Flordelis para ser o tema principal do filme, que rendeu uma gravação e clip com o cast da MK Music. Por fim, foi re-gravada pelo cantor Luan Santana no DVD e CD, o que foi uma surpresa muito agradável, por se tratar de ser musica gospel escolhida para entrar em um projeto de um cantor desse porte.

Sua lista é repleta de várias composições. Cite pelo menos uma que você consideraria que fez mais sucesso? E para quais cantores gospel você já compôs? 
Beno César: Sem duvida, é Conquistando o Impossível.
Graças a Deus, quase todos cantores gospel já gravaram alguma musica. Vamos lá: Aline Barros,Cristina Mel, Jamily, Mara Maravilha, J. Neto, Salgadinho, Sula Miranda, Rosana, Joana, Tino, Leonor, Gerson Cardozo, Michele Nascimento, Gisele Nascimento, Soraya Moraes, DJ Alpiste, Kim, Melissa, Banda Kadosh, Etc... Alguns em participações em meu cd cantando também musica de minha autoria:Regis Danese, Fernanda Brum, Bruna Karla, PG, Marina de Oliveira, Emerson Pinheiro, Andreson Freire, etc...

Por compor para diversos cantores gospel, você também elabora em diversos estilos. Você sente dificuldade em compor uma letra para um estilo que não aprecia tanto?
Beno César: Não. Graças a Deus o tempo de convivência com a musica lhe proporciona essa flexibilidade.

Existe algum cantor que te surpreende a cada vez que grava suas músicas? Ou seja, que dá uma interpretação a ela que nem você mesmo imaginava?
Beno César: Sim, vários. Os cantores gospel tem se superado a cada trabalho. Isso inclusive tem feito a diferença nesse aspecto.

A música gospel nos dias atuais tem invadido a mídia de uma maneira extraordinária. Como você vê essa nova fase da música gospel?
Beno César: Eu vivenciei a época em que a nossa musica era motivo de gozação. Me sentia muito triste, mas tinha de admitir que era um fato. Com o passar do tempo, a nossa visão de musica mudou completamente, no sentido de profissionalismo. A musica sempre esteve dentro da igreja. O fato é que nunca havíamos nos dado conta da realidade de que para Deus deveríamos apresentar o melhor de nós, fazer com excelência. O problema, é que o que falta Agora é justamente o equilíbrio dessas duas coisas: Profissionalismo  e Espiritualidade. Na minha visão não adianta nada ficarmos profissionalíssimos a ponto de perdermos a sensibilidade de entender o que Deus quer que falemos através da nossa musica, ou seja, permitir que o "Som" profissional abafe a "Unção", que é algo indispensável para que nossa música toque o interior, a alma das pessoas e não apenas seus ouvidos.


Ainda neste ano você  gravará novamente outro CD pela gravadora MK, O que podemos esperar do seu CD?  Terá participações no seu CD?
Beno César: Sim, grandes participações. Gosto muito de convidar outros cantores para participarem em meus trabalhos, pois acho que é uma forma de deixar o CD completo. Tive a honra de ter na musica chamada "Um Mundo Melhor" a participação mais que especial dos meus amigos Fernanda Brum, Bruna Karla, Jairo Bonfim, Regis Danese, Paulo César do grupo Logos e Bispo Bené Gomes. Todos aceitaram com prazer ao meu convite e ficou show!

Como é conciliar seu ministério com sua família?
Beno César: A família sem duvida é a base de qualquer ministério. Se a família não vai bem, é impossível o ministério ter êxito. Louvo a Deus pela família que Ele me deu, minha esposa Lidiane é minha ajudadora, a todo tempo me incentivando e participante  em todas as situações, alegrias e tristezas. Minhas filhas Camille e Lettícia são o presente que Deus usa pra me motivar a seguir sempre, em todo o tempo! Obrigado Deus!



Deixe um mensagem para os nossos leitores que querem ter uma carreira de sucesso, sem deixar que a fama tome conta da sua vida sendo o seus principal objetivo levar a Palavra de Deus com excelência.
Beno César: O primeiro passo é geralmente difícil de aceitarmos, mas para que o seu sucesso seja totalmente para gloria de Deus, é deixar que Ele te molde, trabalhe seu interior, seu ego. Sua mente e coração precisão ser preparados para receber o que você está pedindo a Deus. Assim fazendo, você deu o primeiro passo pra que Ele comesse preparar seu futuro de sucesso, na certeza de que a fama com suas enganosas promessa arranquem de você o objetivo maior, e que hoje arde em seu coração que é levar a palavra Dele com excelência.
E que possamos sempre dizer: "Importa que Ele cresça  e que eu diminua"!


Bate - Rebate

Nome: Ebenezer César de Souza

Aniversário: 21/06

Versículo: "Entrai pelas portas Dele com louvor e em seus átrios com hinos"

Hobby: Ouvir musica.

Frase: Deus no controle sempre!

Família: Depois da salvação, o maior presente de Deus dado ao homem! 

Compor: Ser usado por Deus

Igreja: Corpo de Cristo

Deus: Soberano Senhor!

Música: Instrumento que recebi de Deus

Cantor/ministério: Missão

___________________________________

MINISTÉRIO BENO CESAR
www.benocesar.com.br
benocesarproducoes@uol.com.br
contato: 2616-0355
nextel: 55*6*6585 / 7730-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário