terça-feira, setembro 20, 2011

Entrevista: Nelson Júnior (@EscolhiEsperar)


Nelson Junior é Pastor desde 1998, Bacharel em Teologia IBADES (Instituto Biblico das Ass. de Deus do Espírito Santo). É o idealizador da Mobilização “Eu Escolhi Esperar”. Trabalha há 20 anos com adolescentes e jovens, ministrando em cultos, congressos, acampamentos e encontros. Atualmente é diretor de uma ONG, MOB (Rede de Mobilizções) na cidade de Vila Velha/ES. Nelson é casado com Angela, e pai de Ana Carolina e da Milena. Nesta entrevista falou ao nosso blog um pouco mais sobre o projeto "Escolhi Esperar".



Diante de Deus: Como foi a sua conversão? Já nasceu em lar cristão?
Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Nasci num lar dividido. Mãe cristã, pai não cristão. Por isso um domingo eu ia para a igreja com minha mãe e no outro domingo eu ia para o Marcanã ver jogo com o meu pai. Com 10 anos de idade, tive uma experiência que mudou minha vida, foi quando escolhi sevir e seguir a Jesus. A partir daí nunca mais o deixei. Assim estamos juntos há 24 anos.
Diante de Deus: Pra quem ainda não conhece, o que significa o projeto Escolhi Esperar?

Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Eu Escolhi Esperar é uma mobilização. Existem diverssas mobilizações que promovem causas nobres. Por exemplo, campanhas: contra o câncer, contra as drogas, racismo e outros temas.
•“Eu Escolhi Esperar” visa fortalecer, encorajar, apoiar e dar suporte aqueles que abraçaram a vontade de Deus para suas vidas e decidiram “esperar no Senhor” o tempo certo, a pessoa certa e a forma certa para os relacionamentos. 

•“Eu Escolhi Esperar visa promover a cultura do Reino de Deus para os relacionamentos, principalmente entre os solteiros. Desconstruindo sofismas e restabelecendo os valores bíblicos para os filhos de Deus.

•“Eu Escolhi Esperar é muito mais que um movimento pró-castidade. Pois ampliamos o assunto além da virgindade. Tratamos a importância de se viver uma vida sexual e emcional de forma pura e santa. Sendo assim a virgindade deixa der ser o foco e torna-se a consequência na vida daqueles que buscam santidade.

•“Eu Escolhi Esperar é uma mobilização pró-matrimônio. Por que? Estar solteiro é bem diferente de ser solteiro. É um estado, um momento e não o destino. O tempo da espera é uma benção e não um castigo ou um “carma”. E esse tempo na verdade, é um momento precioso para o solteiro se preparar para seu futuro conjuge
Diante de Deus: Como surgiu o ministério escolhi esperar e quais foram as dificuldades encontradas?
Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Há pouco mais de 20 anos, ministramos para adolescentes e jovens. Foram muitos acampamentos, inumeráveis cultos de adolescentes e jovens. E neste tempo de caminhada foi possível dimensionar a demanda que existe sobre o assunto dentro e fora da igreja. E desejosos em corresponder aos inúmeros incentivos de líderes, entendemos que é a hora de investir no tema. Oferecemos seminário servindo as congregações, líderes e pastores que ajudam aos solteiros.
Diante de Deus: O ministério tem tido uma repercussão, nas redes sociais, como o twitter. Como vocês têm lidado com isso? Estava preparado para tamanho crescimento?
 Nelson Júnior (EscolhiEsperar): O crescimento nos surpreendeu. Não esperávamos isso, porque não buscávamos isso. Mas já que aconteceu estamos aproveitando para mandar nosso recado para o maior numero de pessoas possíveis.
Diante de Deus: Como você ver o jovem cristão atual? 
Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Vejo uma geração de privilegiados. Nunca se teve tanta informação disponível, tanto material de qualidade a disposição e tanta experiências acontecendo na vida da igreja. Acho que esta geração precisa correpsonder com aquilo que Deus está permitindo ela viver. A juventude precisa buscar ao Senhor enquanto se pode achar.
Diante de Deus: Como lidam as críticas que surgem e os comentários nas redes sociais de pessoas que tentam ridicularizar o movimento?
Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Acho ótimo! Porque elas fazem ecoar o nosso grito. Elas promovem a mobilização sem querer. Elas fortalecem a mobilização, já que ninguém muda de idéia, por causa dos comentários deles, e outros que não coinheciam passam a nos conhecer por causa dos comentários. 
Diante de Deus: Como você lida, sabendo que tem o papel de influenciador e consequentemente a responsabilidade que têm assumido diante dos jovens?
Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Peço a Deus todos os dias para guardar a minha mente e o meu coração. Porque sem Ele nada posso fazer. Sei que isso tudo na verdade não é fruto do meu trabalho e nem da minha criatividade. Agradeço todos os dias pelo privilégio de poder participar de um projeto como esse. Cada dia cresce meu temor, e peço forças a Deus para poder continuar.
Diante de Deus: Como são vistos os jovens cristão que não fazem essa opção, do sexo só depois do casamento? Vc acha que a igreja tem um papel importante em ajudar o jovem nessa escolha? 
Nelson Júnior (EscolhiEsperar): A igreja precisa ajudar, orientar, amar, corrijir, ensinar e encorajar nossos jovens. Este pode não ser o assunto mais importante, mas é com certeza o que mais aflige aos jovens. A igreja tem a responsabilidade de cuidar disso, afinal, depois da decisão de conversão, a segunda decisão mais importante da vida é a pessoa com a qual nós vamos nos casar. Você pode mudar de roupa, casa, país, time e emprego. Mas casamento é para sempre!
Diante de Deus: Pra você o que significa santidade. 

Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Separado. Sem mistura, sem mancha. É viver uma vida pura, na essência do significado desta palavra. Ou seja, sem mistura.

Diante de Deus: Como é o projeto Escolhi Esperar, além do que nos vemos nas redes sociais?

Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Inicialmente temos oferecido seminários, que ocorrem nos finais de semana. Porém queremos preparar material didático para estudos e devocionais. São muitos projetos, mas estamos orando e conversando entre nós para quais os próximos passos.
Diante de Deus: Deixe uma frase ou um versiculo representando o projeto Escolhi Esperar.

Nelson Júnior (EscolhiEsperar): Porque esta, é a vontade de Deus, a vossa inteira santificação! - 1ª Tess. 4:3-4

Um comentário:

  1. A paz pastor
    Nelson Júnior me perdoa mas seria bom se o
    Pastor troca-se o símbolo do movimento
    Por que a mão tem um significado de uma religião hinduista que se chama Jainismo
    Foi Deus que me falou quando eu estava trabalhando
    Ora e pede fã confirmação de Deus

    ResponderExcluir